Inscrições
Moodle e-learning Histórico
Moodle e-learning NOVO
Facebook
Calendário Escolar
Horário Escolar
Portal Sige
Centro de Formação
 
ERASMUS+
A World of Opportunities III 2018-1-PT01-KA102-047115

RESUMO DO PROJETO
Melhoria/aumento das competências através da extensão da sua FCT em empresas europeias de referência Assimilação de hábitos de trabalho, tecnologias e cultura das empresas europeias em mercados mais desenvolvidos (Téc. Turismo, Vendas, Mecatrónica Automóvel, Mecatrónica, Eletromecânica, Programação e Maquinação em CNC, Transformação de Polímeros)  


MOBILIDADE VIENA (ÁUSTRIA)


Resultados da seleção:

____________________________________________________

MOBILIDADE LEIPZIG (ALEMANHA)

Turma selecionada: Técnico de Transformação de Polímeros (2º ano)

____________________________________________________

MOBILIDADE CORK (IRLANDA)

CARACTERÍSTICAS DA BOLSA

 
Duração 122 dias
Curso de Língua Online, através da plataforma OLS
Seguro Acidentes pessoais
Responsabilidade Civil
Acidentes de trabalho
Dinheiro de subsistência A definir
Alojamento A definir
Viagem De ida e volta de avião
Preparação Intercultural Sessão a realizar antes da partida
Acompanhamento Certificação e Avaliação Pela ETAP
Pelo local de estágio
 

PAÍSES E DATAS (*)
 
País Cidade Partida Regresso Nr. bolsas Curso
Irlanda Cork 17/01/2019 18/05/2019 4 a 6
  • Turismo
  • Vendas
  • Mec. Automóvel
  • Mecatrónica
  • Eletromecânica
  • Programação e Maquinação em CNC
  • Transf. de Polímeros
 
(*) As datas poderão ser sujeitas a alteração
 

ETAPAS DO PROCESSO DE CANDIDATURA
 
  1. Preenchimento de um formulário de pré-inscrição (manifestação de interesse do aluno)
  2. Entrevista de seleção
  3. Análise da entrevista para seriação dos participantes (60%)
  4. Análise ao percurso escolar e perfil pessoal dos alunos (40%)
 
A ETAP, enquanto promotora da escola inclusiva, quer garantir a igualdade de oportunidades a todos os seus alunos, garantindo a participação de alunos com NEE ou com condições económicas mais frágeis, introduzindo este ano uma majoração extra de 10% para estes alunos.
 

CALENDÁRIO (*)
 
Candidaturas Até 14/09/2018
Entrevistas de seleção  de 19/09/2018 a 21/09/2018
Publicação de resultados 28/09/2018

 

COMITÉ E CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
 
  • Carta de motivação (30%)
  • Compromisso perante a Escola (30%)
  • Potencial de disseminação da experiência (20%)
  • Autonomia linguística (20%)
 
Preferencial – Menor nº de participações anteriores no programa com benefícios de bolsa de mobilidade
 

OBRIGAÇÕES DAS/OS PARTICIPANTES
 
  • Participar e superar todas as fases de seleção.
  • Comparecer sempre que a sua presença for solicitada, nomeadamente: Entrevista de Seleção, Sessão de Preparação, Sessões de Avaliação e Acompanhamento.
  • Enviar atempadamente toda a informação ou documentação solicitada para a implementação do Programa.
  • Respeitar as datas quer de viagem, quer do curso de língua (se aplicável) e do estágio
  • Assinar, antes da mobilidade, toda a documentação definida pelo Programa e respeitar as condições aí propostas.
  • Em caso de cancelamento sem justificação de força maior, o participante será responsável pelos gastos em que o Promotor já tiver incorrido.
  • Manter atualizados os seus dados pessoais, nomeadamente contactos.
  • Colaborar na disseminação do projeto.
  • Colaborar na adequada publicitação dos apoios para o Programa de Mobilidade.


Alunos selecionados - Mobilidade CORK (Irlanda)

3182 - Bruna Alexandra Vieira Moio
3133 - Eduardo Lucas Neves Gomes
3275 - Francisco Miguel Martins Gonçalves
3203 - Lara Margarida Rosa Elias
2809 - Natacha Jaca da Costa
3122 - Paulo Alexandre Ereira Santo (desistente)

_________________________________________


ERASMUS+
A World of Opportunities II 2016-1-PT01-KA102-022649
RESUMO DO PROJETO

 
A ETAP foi a primeira escola de ensino profissional do país, tendo aberto as suas portas, no concelho de Pombal, em 1989; tem como Visão "Afirmar a ETAP como referência nacional no ensino e formação profissional, distinguindo-se pela qualidade dos profissionais, seus alunos, que coloca no mercado de trabalho, por uma postura ética e socialmente responsável e por ser um espaço de realização profissional dos seus colaboradores" e como Missão "Contribuir para a qualificação de jovens e adultos da região, trabalhando em proximidade e parceria com os agentes económicos de forma a melhor satisfazer as suas necessidades e anseios e procurando contribuir para a realização profissional e pessoal dos seus alunos e colaboradores, e para a melhoria da competitividade das empresas e, dessa forma, para a melhoria da situação económica da Região e do País".

As atividades europeias de mobilidade envolverão o ensino profissional secundário, e são:
 

-Realização de estágios em empresas (92 dias/França e Itália) 6 alunos do 12º ano e 6 recém-diplomados dos cursos de Manutenção Industrial, Mecatrónica Automóvel e Eletromecânica, Turismo, Produção em Metalomecânica, Programação e Maquinação (CNC), Transformação de Polímeros, Auxiliar de Saúde;
- Realização de uma ação de formação e observação de contexto de trabalho (13 dias/Alemanha) • 27 alunos do 11º ano do curso de Manutenção Industrial (esta atividade pressupõe dois professores acompanhantes);
- Realização de atividades de Job Shadowing (5 dias/Dinamarca e Polónia) para 6 professores dos departamentos de sociocultural, científico, mecânica, mecatrónica, saúde, turismo.
- Objetivos específicos para os alunos e recém-diplomados:
- Proporcionar uma primeira experiência em contexto internacional
- Motivar para aprendizagem de competências técnicas complementares ao currículo de formação
- Facilitar o processo de transição do mundo da escola para o mundo do trabalho
- Proporcionar a integração de uma dimensão europeia na formação, quer pela participação numa ação de formação em contexto internacional quer pela vivência de uma experiência de contexto de trabalho internacional
. Promover a apetência pela aprendizagem de línguas
- Consolidar os conhecimentos adquiridos ao longo da formação pela sua aplicação prática

Os objetivos específicos para os professores estão interligados com os objetivos para a própria escola, já que são os principais atores na implementação do serviço educativo da ETAP:

- Motivar os colaboradores no desempenho das suas funções
- Adquirir novas competências pedagógicas que serão depois transferidas para o contexto da ETAP
- Introduzir novas práticas de coordenação e supervisão dos programas de formação em contexto de trabalho
- Estabelecer parcerias que possam gerar novas propostas de projetos de cooperação transnacional
- Definir novas estratégias para a promoção do sucesso escolar dos alunos
- Adquirir competências na gestão do processo de certificação ECVET

Definem-se como impactos específicos:

1) alunos e recém-diplomados

- Estarem motivados para a contínua aprendizagem de competências técnicas complementares ao currículo de formação
- Encontrarem facilitado o processo de transição do mundo da escola para o mundo do trabalho
- Estarem mais consciencializados da mais-valia da integração de uma dimensão europeia na sua formação
- Terem tomado consciência da importância da aprendizagem de línguas
- Verem consolidados os conhecimentos adquiridos ao longo da formação pela sua aplicação prática
- Terem adquirido novas competências pessoais ao nível da comunicação e gestão de relações interculturais

2) professores (e, pelas funções que desempenham, a própria ETAP)

- Terem adquirido novas competências pessoais ao nível da comunicação interpessoal e intercultural
- Estarem motivados para o desempenho das suas funçõesSentirem-se valorizados no seu papel de professores e promotores do sucesso escolar dos alunos
- Terem adquirido novas competências pedagógicas a transferir para o contexto da ETAP
- Serem capazes de transferir os conhecimentos e competências adquiridos para a definição de novas práticas de coordenação e supervisão dos programas de formação em contexto de trabalho
- Terem estabelecido novas parcerias de cooperação transnacional
- Serem capazes de definir novas estratégias para a promoção do sucesso escolar dos alunos
- Terem adquirido competências para uma boa gestão do processo de certificação ECVET

No que concerne à avaliação do projeto, definem-se alguns indicadores quantitativos:

- Número de candidatos interessados
- Inexistência de desistências
- Nível de sucesso dos estágios realizados
- Conclusão dos cursos de língua disponibilizados na plataforma OLS
- Visibilidade da escola (contactos por candidatos a alunos, empresas empregadoras)
- Organização escolar (introdução de novas práticas e competências)
- Gestão de parcerias (manutenção das parcerias criadas no âmbito do projeto

A seleção dos alunos participantes nos programas de mobilidade é feita com base em critérios objetivos de acordo com a estratégia da escola, do plano de desenvolvimento e acompanhamento deste projeto e com a realidade sociocultural de cada um.

SELEÇÃO PARA A MOBILIDADE DE RECÉM-DIPLOMADOS
​Nome Destino Datas Bolsa
Bruno Miguel Pedrosa dos Santos Itália - Arezzo 12/02/2017 – 13/06/2017 5.361€
Filipa Martins Coelho Itália - Arezzo 12/02/2017 – 13/06/2017 5.361€
Manuel Martinho Pedro Prata Itália - Arezzo 12/02/2017 – 13/06/2017 5.361€
Pedro Novais Itália - Arezzo 12/02/2017 – 13/06/2017 5.361€
 
Sobre
A Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal é uma instituição de ensino profissional situada no Concelho de Pombal, que engloba vários níveis de formação.

Newsletter ETAP
Telefone
(+351) 236 200 810
   
E-Mail
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.