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ERASMUS+
A World of Opportunities III 2018-1-PT01-KA102-047115

RESUMO DO PROJETO
  • Melhoria/aumento das competências através da extensão da sua FCT em empresas europeias de referência
  • Assimilação de hábitos de trabalho, tecnologias e cultura das empresas europeias em mercados mais desenvolvidos (Téc. Turismo, Vendas, Mecatrónica Automóvel, Mecatrónica, Eletromecânica, Programação e Maquinação em CNC, Transformação de Polímeros)
CARACTERÍSTICAS DA BOLSA
 
Duração 122 dias
Curso de Língua Online, através da plataforma OLS
Seguro Acidentes pessoais
Responsabilidade Civil
Acidentes de trabalho
Dinheiro de subsistência A definir
Alojamento A definir (organizado com o apoio da ETAP)
Viagem De ida e volta de avião
Preparação Intercultural Sessão a realizar antes da partida
Acompanhamento Certificação e Avaliação Pela ETAP
Pelo local de estágio
 

PAÍSES E DATAS (*)
 
País Cidade Partida Regresso Nr. bolsas Curso
Irlanda Cork 17/01/2019 18/05/2019 4 a 6
  • Turismo
  • Vendas
  • Mec. Automóvel
  • Mecatrónica
  • Eletromecânica
  • Programação e Maquinação em CNC
  • Transf. de Polímeros
 
(*) As datas poderão ser sujeitas a alteração
 

ETAPAS DO PROCESSO DE CANDIDATURA
 
  1. Preenchimento de um formulário de pré-inscrição (manifestação de interesse do aluno)
  2. Entrevista de seleção
  3. Análise da entrevista para seriação dos participantes (60%)
  4. Análise ao percurso escolar e perfil pessoal dos alunos (40%)
 
A ETAP, enquanto promotora da escola inclusiva, quer garantir a igualdade de oportunidades a todos os seus alunos, garantindo a participação de alunos com NEE ou com condições económicas mais frágeis, introduzindo este ano uma majoração extra de 10% para estes alunos.
 

CALENDÁRIO (*)
 
Candidaturas Até 14/09/2018
Entrevistas de seleção  de 19/09/2018 a 21/09/2018
Publicação de resultados 28/09/2018

 

COMITÉ E CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
 
  • Carta de motivação (30%)
  • Compromisso perante a Escola (30%)
  • Potencial de disseminação da experiência (20%)
  • Autonomia linguística (20%)
 
Preferencial – Menor nº de participações anteriores no programa com benefícios de bolsa de mobilidade
 

OBRIGAÇÕES DAS/OS PARTICIPANTES
 
  • Participar e superar todas as fases de seleção.
  • Comparecer sempre que a sua presença for solicitada, nomeadamente: Entrevista de Seleção, Sessão de Preparação, Sessões de Avaliação e Acompanhamento.
  • Enviar atempadamente toda a informação ou documentação solicitada para a implementação do Programa.
  • Respeitar as datas quer de viagem, quer do curso de língua (se aplicável) e do estágio
  • Assinar, antes da mobilidade, toda a documentação definida pelo Programa e respeitar as condições aí propostas.
  • Em caso de cancelamento sem justificação de força maior, o participante será responsável pelos gastos em que o Promotor já tiver incorrido.
  • Manter atualizados os seus dados pessoais, nomeadamente contactos.
  • Colaborar na disseminação do projeto.
  • Colaborar na adequada publicitação dos apoios para o Programa de Mobilidade.
 
FORMULÁRIO CANDIDATURA



Alunos selecionados - Mobilidade CORK (Irlanda)


3182 - Bruna Alexandra Vieira Moio
3133 - Eduardo Lucas Neves Gomes
3275 - Francisco Miguel Martins Gonçalves
3203 - Lara Margarida Rosa Elias
2809 - Natacha Jaca da Costa
3122 - Paulo Alexandre Ereira Santo



_________________________________________




ERASMUS+
A World of Opportunities II 2016-1-PT01-KA102-022649
RESUMO DO PROJETO

 
A ETAP foi a primeira escola de ensino profissional do país, tendo aberto as suas portas, no concelho de Pombal, em 1989; tem como Visão "Afirmar a ETAP como referência nacional no ensino e formação profissional, distinguindo-se pela qualidade dos profissionais, seus alunos, que coloca no mercado de trabalho, por uma postura ética e socialmente responsável e por ser um espaço de realização profissional dos seus colaboradores" e como Missão "Contribuir para a qualificação de jovens e adultos da região, trabalhando em proximidade e parceria com os agentes económicos de forma a melhor satisfazer as suas necessidades e anseios e procurando contribuir para a realização profissional e pessoal dos seus alunos e colaboradores, e para a melhoria da competitividade das empresas e, dessa forma, para a melhoria da situação económica da Região e do País".

As atividades europeias de mobilidade envolverão o ensino profissional secundário, e são:
 

-Realização de estágios em empresas (92 dias/França e Itália) 6 alunos do 12º ano e 6 recém-diplomados dos cursos de Manutenção Industrial, Mecatrónica Automóvel e Eletromecânica, Turismo, Produção em Metalomecânica, Programação e Maquinação (CNC), Transformação de Polímeros, Auxiliar de Saúde;
- Realização de uma ação de formação e observação de contexto de trabalho (13 dias/Alemanha) • 27 alunos do 11º ano do curso de Manutenção Industrial (esta atividade pressupõe dois professores acompanhantes);
- Realização de atividades de Job Shadowing (5 dias/Dinamarca e Polónia) para 6 professores dos departamentos de sociocultural, científico, mecânica, mecatrónica, saúde, turismo.
- Objetivos específicos para os alunos e recém-diplomados:
- Proporcionar uma primeira experiência em contexto internacional
- Motivar para aprendizagem de competências técnicas complementares ao currículo de formação
- Facilitar o processo de transição do mundo da escola para o mundo do trabalho
- Proporcionar a integração de uma dimensão europeia na formação, quer pela participação numa ação de formação em contexto internacional quer pela vivência de uma experiência de contexto de trabalho internacional
. Promover a apetência pela aprendizagem de línguas
- Consolidar os conhecimentos adquiridos ao longo da formação pela sua aplicação prática

Os objetivos específicos para os professores estão interligados com os objetivos para a própria escola, já que são os principais atores na implementação do serviço educativo da ETAP:

- Motivar os colaboradores no desempenho das suas funções
- Adquirir novas competências pedagógicas que serão depois transferidas para o contexto da ETAP
- Introduzir novas práticas de coordenação e supervisão dos programas de formação em contexto de trabalho
- Estabelecer parcerias que possam gerar novas propostas de projetos de cooperação transnacional
- Definir novas estratégias para a promoção do sucesso escolar dos alunos
- Adquirir competências na gestão do processo de certificação ECVET

Definem-se como impactos específicos:

1) alunos e recém-diplomados

- Estarem motivados para a contínua aprendizagem de competências técnicas complementares ao currículo de formação
- Encontrarem facilitado o processo de transição do mundo da escola para o mundo do trabalho
- Estarem mais consciencializados da mais-valia da integração de uma dimensão europeia na sua formação
- Terem tomado consciência da importância da aprendizagem de línguas
- Verem consolidados os conhecimentos adquiridos ao longo da formação pela sua aplicação prática
- Terem adquirido novas competências pessoais ao nível da comunicação e gestão de relações interculturais

2) professores (e, pelas funções que desempenham, a própria ETAP)

- Terem adquirido novas competências pessoais ao nível da comunicação interpessoal e intercultural
- Estarem motivados para o desempenho das suas funçõesSentirem-se valorizados no seu papel de professores e promotores do sucesso escolar dos alunos
- Terem adquirido novas competências pedagógicas a transferir para o contexto da ETAP
- Serem capazes de transferir os conhecimentos e competências adquiridos para a definição de novas práticas de coordenação e supervisão dos programas de formação em contexto de trabalho
- Terem estabelecido novas parcerias de cooperação transnacional
- Serem capazes de definir novas estratégias para a promoção do sucesso escolar dos alunos
- Terem adquirido competências para uma boa gestão do processo de certificação ECVET

No que concerne à avaliação do projeto, definem-se alguns indicadores quantitativos:

- Número de candidatos interessados
- Inexistência de desistências
- Nível de sucesso dos estágios realizados
- Conclusão dos cursos de língua disponibilizados na plataforma OLS
- Visibilidade da escola (contactos por candidatos a alunos, empresas empregadoras)
- Organização escolar (introdução de novas práticas e competências)
- Gestão de parcerias (manutenção das parcerias criadas no âmbito do projeto

A seleção dos alunos participantes nos programas de mobilidade é feita com base em critérios objetivos de acordo com a estratégia da escola, do plano de desenvolvimento e acompanhamento deste projeto e com a realidade sociocultural de cada um.

SELEÇÃO PARA A MOBILIDADE DE RECÉM-DIPLOMADOS
​Nome Destino Datas Bolsa
Bruno Miguel Pedrosa dos Santos Itália - Arezzo 12/02/2017 – 13/06/2017 5.361€
Filipa Martins Coelho Itália - Arezzo 12/02/2017 – 13/06/2017 5.361€
Manuel Martinho Pedro Prata Itália - Arezzo 12/02/2017 – 13/06/2017 5.361€
Pedro Novais Itália - Arezzo 12/02/2017 – 13/06/2017 5.361€
 
Sobre
A Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal é uma instituição de ensino profissional situada no Concelho de Pombal, que engloba vários níveis de formação.

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